Horários e dias:

- Juventude Espírita Irmã Scheilla (Núcleo Paulo e Estevão) - Sexta-feira entre 19h30 e 21h30

- Juventude Espírita André Luiz de Almeida (Casa de Renato) – Sábado entre 09h30 e 11h30

- Juventude Espírita Vinicius (Núcleo Emmanuel) – Sábado entre 9h15 e 10h30

O que você procura?

RESPOSTAS?
UM ESPAÇO PARA SER OUVIDO?
OU UM ESPAÇO PARA FALAR?
ENCONTRO COM OUTROS JOVENS ESPÍRITAS?
UM CACHORRO?
MÚSICA, TEATRO?
UM PEDAÇO DE BOLO?
FESTA JUNINA?

ENTÃO, TIRANDO O CACHORRO, TODO O RESTO VOCE PODE ENCONTRAR NA JUVENTUDE ESPÍRITA IRMÃ SCHEILLA!!!

Tocamos, ouvimos e cantamos muitas músicas, conversamos sobre temas atuais, polêmicos, mas sem medo dos textos clássicos. Alegria e seriedade, diversão e arte...aqui boas uniões ocorrem...

Quem somos?

Nós nos reunimos todas às quartas-feiras, às 19h 30m até às 21h 30m, no Núcleo Paulo e Estevão do Lar de Tereza (Copacabana). No início de cada reunião, temos uma ambientação musical realizada pelos jovens freqüentadores, que trazem seus instrumentos musicais (violão, cazon, cello, ou que mais aparecer). Lemos uma mensagem e realizamos a prece inicial às 20h. Neste momento, o grupo é dividido em 3, formando: Eurípedes Barsanulfo (12 a 14 anos), Icléia (15 a 17 anos) e Meimei (18 a 24 anos). Na hora do estudo, abordamos temas atuais com base no Espiritismo.

Na última sexta-feira do mês, temos o “Pinga-Fogo”, dia especial em que saímos do programa do ano e respondemos e discutimos perguntas feitas pelo grupo ao longo do mês, que são depositadas anonimamente numa caixinha toda especial. Temos ainda a Feira de Assuntos Espíritas, que é muito legal, mas só participando para entender.... Um dos nossos princípios é a interação entre os jovens através de dinâmicas de grupo, pois sentimos que além do interesse na doutrina espírita, temos uma vontade enorme de nos conhecer melhor.

Nossa reunião sempre encerra com uma prece..como todas as atividades de uma casa espírita!

Ainda não conseguimos te explicar como é nossa reunião? Então, veja este papo:

Juventude 1 Ian: - Mas, o que é isso que você faz na sexta à noite?
Gustavo: - É um encontro com outros jovens espíritas.
Ian: - E o que vocês fazem lá?
Gustavo: - A gente conversa sobre assuntos atuais e dúvidas, pensando no Espiritismo. É como filosofar em grupo.
Ian: - Mas, vocês só falam?
Gustavo: - Olha, rola música, dinâmica, o grupo é muito unido e bacana!
Ian: - Pô... não vou ficar deslocado?
Gustavo: - Não! Logo de cara, a gente sente como se fosse amigos há anos!


Por que frequento a Juventude?

* os depoimentos abaixo são verdadeiros e sua publicação foi autorizada pelos autores, porém ainda assim, preferimos deixa-los anônimos para proteger a história pessoal de cada um deles.

Aprendendo brincando

“Freqüento a Juventude Irmã Scheilla desde os 15 anos e, hoje, tenho 18. Foram 3 anos de diversão e aprendizado. Não pretendo sair nunca!”

“Estou na Juventude Irmã Scheilla desde meus 13 anos..agora tenho 16. Estou aprendendo há 3 anos o Espiritismo com jovens de modo bem dinâmico e divertido!”

Vim carregada pelos espíritos

“Fazia 6 meses que morava no Rio e decidi que precisava encontrar um centro espírita, pois já era espírita. Como não conhecia nenhum, entrei num ônibus disposta a ver os horários de um longe da minha casa, que já havia visto o nome antes. Sentei ao lado de uma senhora que, após 5 minutos, começou a conversar com sua amiga que já havia aplicado passes às famílias de uma casa que acabávamos de passar. Ao ouvir a palavra passe, minha atenção foi despertada e não me contive. Informei à senhora que eu era espírita, não era do Rio e estava à procura de um centro espírita. Ela retirou de sua bolsa um informativo do Lar de Tereza, que por sinal, era do lado da minha casa.”

Vim por respostas

“Eu freqüentava outro centro, cujo ensino à juventude não era satisfatório. Então, poucos iam e eu ia obrigada. Eu queria muito saber, já que me encontrava num lugar religioso. Porque havia tanta violência no mundo, tanta desigualdade e tanta covardia? Naquele centro não obtive respostas e resolvi sair. Primeiramente quis esquecer o Espiritismo...mas, a vida dá muitas voltas. Comecei a sofrer “bullying”, pois não criava laços de amizade confiáveis de amizade. Por causa desses acontecimentos, acabei mudando de bairro e colégio. No ano seguinte, comecei a ler o Livro dos Médiuns, porque a mediunidade começou a aflorar em mim. Minha mãe procurou um grupo espírita onde eu pudesse estudar e acabei chegando no Lar de Tereza.”

Um amor me trouxe para cá

“Já conhecia o Espiritismo por causa de uma amiga, mas não freqüentava nenhum centro e nunca tinha pensado no assunto. Ao começar a namorar, acabei sendo convidada para visitar a Juventude do Lar de Tereza, sem compromisso. Acabei gostando, me senti acolhida pelo grupo, gostei muito da maneira dinâmica de aprender a doutrina e acabei ficando. Partir daí, minha mãe se interessou pelo Espiritismo, comecei a trabalhar dando passe, na evangelização em Austin e outras coisas mais!”

Genes espíritas

”Nasci em família espírita. Em minhas veias correm as idéias de Kardec, Bezerra e Chico Xavier. Sei que escolhi esta condição antes de reencarnar, e que isso me dá mais responsabilidade por conhecer as leis que regem a vida. Vou à Juventude porque me sinto bem e não porque minha família me obrigue, ou algo parecido. Freqüentar a juventude nos leva também aos encontros de jovens espíritas, como a Comeerj e Smelt, que são experiências que servem para mostrar a idéia de um mundo melhor.”

QUANDO PENSAMOS NA JUVENTUDE, LEMBRAMOS DE...

JOVEM ESPÍRITA ...ALIMENTO...

Juventude Juventude Juventude

AMIGOS...TROCA...

Juventude Juventude Juventude

ESTUDO...IDÉIAS...RESPONSABILIDADE...

Juventude Juventude Juventude

DINÂMICA... ARTE...

Juventude Juventude Juventude

FAMÍLIA...

Juventude

Somos uma família...uma família que se alimenta das boas idéias que brotam feito música, sorrisos, afinidades e se expressam na busca constante pelo conhecimento. Queremos compartilhar o que aprendemos com o Espiritismo, exercendo nossa juventude de forma responsável, consciente e com sabedoria.

Amigo, venha... sem medo. A Juventude Espírita Irmã Scheilla te espera para te abraçar, como nos abraçou! E-mail: sussu@capille.com.br (Diretora da Área de Evangelização da Infância e Juventude).