A atividade de Evangelização é alegre e pujante. A felicidade em nos encontrar possui momentos especiais, destacamos a Festa Junina, em Austin, e o SMELT – “Social das Mocidades Espíritas do Lar de Tereza”. Incluímos também aqui uma atividade semanal, a Oficina de Leitura Anália Franco, que, como a festa junina e o SMELT, também faz parte da evangelização, tendo em vista a educação integral do ser.

Festa Junina na Casa de Renato é preparada por muitas mãos: professoras da Escola de Icleia, grupos do ESDE, evangelizadores, juventudes de Copacabana e de Austin e o grupo família da sede. A festa é dedicada às crianças, jovens e famílias que frequentam a Casa de Renato, seja na evangelização aos sábados, ou na Escola de Icleia. Brincadeiras nas barracas, jogos na quadra, dança, música, comida típica. A quadrilha encerra um dia inteiro de pura alegria, pura energia.

SMELT é o encontro dos jovens frequentadores das 3 mocidades do Lar de Tereza nasceu sem nome... Era só vontade de reunir, conversar, perceber as semelhanças e também a diversidade existente dentro do Lar de Tereza. Mas, o SMELT cresceu em importância para jovens e trabalhadores envolvidos, neste e no outro plano da vida. Já ganhou 15 edições, em 2020 será o XVI SMELT. O tema do SMELT lança o tema da evangelização do ano seguinte. É uma festa espiritual preparada com carinho por trabalhadores dos três núcleos do Lar de Tereza, que, com muita arte e rodas de conversa, mergulham na reflexão sobre o tema. Sorrimos, cantamos, nos abraçamos e projetamos juntos a continuidade do trabalho.

Oficina de Leitura Anália Franco acontece no período da tarde na Casa de Renato, em ambiente acolhedor, especialmente preparado com muito carinho por trabalhadores dedicados. Reúne crianças participantes da evangelização que vão de forma espontânea para esta atividade, que eventualmente convidam amigos ou parentes. A oficina nasceu para compartilhar um mundo novo trazido pela literatura, com crianças que não tem acesso à leitura. As crianças criam o hábito de ouvir histórias em grupo, seguidas de alguma atividade envolvendo o tema do livro. Depois, pegam nas estantes os livros que gostariam de ler sozinhas, podendo levar os livros para casa, por empréstimo. Assim, não só a crianças, mas toda a família poderá conhecer livros e histórias contadas ou lidas diretamente por elas.

Festa Junina na Casa de Renato

SMELT

Oficina de Leitura Anália Franco